“Praxe e tradições” é como se intitula o livro que Elísio Estanque, professor e investigador na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, vai lançar na próxima quarta-feira, pelas 9.30 horas, no Auditório Vermelho da Faculdade de Economia (edifício 9), no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.
Segundo nota de imprensa enviada pela Universidade do Algarve, “o presente livro apresenta-nos um olhar reflexivo e crítico sobre o fenómeno da chamada Praxe académica a partir da observação atenta do autor junto da universidade onde as tradições académicas têm a sua raiz mais remota: a Universidade de Coimbra. A questão da praxe é tomada como um ponto de partida para compreender as atuais vivências, comportamentos e subjectividades da actual geração de jovens universitários. O estudo pretende conjugar a história com a sociologia, questionando o papel da tradição e os mecanismos que permanentemente a reinventam, no contexto de uma sociedade de consumo em que se assistiu nas últimas décadas a uma crescente massificação do acesso ao ensino superior. Independentemente das suas virtualidades “integradoras” ou dos contornos ‘violentos’ e ‘abusivos’ praticados em seu nome, a Praxe tornou-se um foco de forte controvérsia na sociedade portuguesa. É sem dúvida um fenómeno dotado de grande complexidade e riqueza sociológica, desde logo porque, para lá das atitudes normativas – pró ou contra – por ele suscitadas, há uma larga massa de estudantes que se envolve nesses rituais e, na grande maioria dos casos, os valoriza positivamente. Em suma, mais do que tecer um juízo moral em torno da Praxe, é fundamental um estudo sistemático desta realidade, muito enraizada na nossa juventude, para entendermos o seu significado sociológico e ao mesmo tempo conhecer melhor o mundo estudantil. Vai nesse sentido o contributo deste livro”.
O percurso de Elísio Estanque
Elísio Estanque é natural do Alentejo (Rio de Moinhos – Aljustrel), tendo residido e estudado em Lisboa, desde a sua adolescência. Acompanhou e participou activamente em diversos movimentos sociais no período revolucionário pós-25 de Abril de 1974.
O escritor licenciou-se como trabalhador-estudante em sociologia pelo ISCTE-IUL em 1985, ano em que se fixou na cidade de Coimbra e ingressou, como docente, na Faculdade de Economia e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Desde então tem leccionado, investigado e publicado sobre temas como classes e desigualdades sociais, sociologia da empresa e das relações laborais, sindicalismo, juventude e movimentos sociais. Doutorou-se na Universidade de Coimbra, com uma tese sobre a indústria do calçado, baseada na observação participante numa fábrica do sector, publicada sob o título “Entre a Fábrica e a Comunidade”, (editora Afrontamento, 2000); entre os seus livros mais recentes contam-se “A Classe Média: Ascensão e Declínio” (Editora FFMS, 2012) e “Classe Média e Lutas Sociais” (editora da Unicamp, 2015). Em 2013 foi professor visitante da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, Brasil. É professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do CES na mesma universidade.