Iniciou ontem e decorre até 8 de setembro o prazo para a apresentação de candidaturas ao “2023 Access City Award”, o prémio que galardoa as cidades mais acessíveis na UE. Este prémio reconhece as medidas concretas tomadas pelas cidades para remover barreiras físicas e sociais e as melhorias adicionais que pretendem implementar para as tornar ainda mais acessíveis e justas para as pessoas com deficiência.
Atualmente existem cerca de 87 milhões de pessoas na UE com alguma forma de deficiência, as quais, na sua vida cotidiana, se deparam com dificuldades no acesso aos edifícios, aos transportes públicos, aos sistemas de comunicação, etc., dando origem a situações de isolamento e discriminação.
A remoção de barreiras está contemplada na Nova Estratégia Europeia para a Deficiência (2021-2030), que insere um conjunto ambicioso de medidas e iniciativas emblemáticas em vários domínios, como cidadania, direito à vida digna e vida independente e eliminação da discriminação.
A cidade vencedora receberá um prémio financeiro de 150.000 euros, o segundo e terceiro lugar receberão 120.000 euros e 80.000 euros, respetivamente.
O concurso, organizado pela Comissão Europeia em parceria com o European Disability Forum, está aberto a cidades da UE com mais de 50.000 habitantes. Os vencedores do prémio deste ano serão anunciados numa conferência a 25 de novembro, por ocasião do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência.
Clique aqui para obter exemplos de ações levadas a cabo pelas cidades finalistas e vencedoras do prémio de 2022.
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)