A confirmação foi feita por António Lacerda Sales. Portugal recebeu “66 ventiladores, vindos da China, 63 do quais adquiridos pela ASS e os outros três por autarquias”.
O secretário de Estado da Saúde revela ainda que “esses ventiladores serão distribuídos de imediato pelo país: 40 ficam no Norte e Centro e os restantes 23 distribuídos por unidades hospitalares em Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve“. Estes ventiladores vão permitir o reforço do sistema de saúde.
Ficamos ainda a saber na conferência de imprensa, que Portugal é dos países europeus que mais faz testes de despiste à covid-19. Já foram realizados mais de seis mil testes à covid-19 a profissionais dos lares, um programa desenvolvido em todo o país com a colaboração de universidades e politécnicos.
Graça Freitas aproveitou para explicar ainda que “todas as pessoas que ligam para o SNS24 e que apresentam sintomas, mesmo que muito ligeiros, entram numa plataforma em que são considerados suspeitos”. E a verdade é que, felizmente, a maioria dos testes dá mesmo negativo.
António Lacerda Sales falou abertamente sobre a situação que estamos a viver e deu um exemplo pessoal: “Na minha carreira, como médico ortopedista, operei muitas ancas, joelhos, articulações, acompanhei muitas recuperações dos meus doentes e lembro-me muito bem dos receios destes doentes, após a cirurgia, sendo por isso muitas vezes necessário reforçar a confiança nas suas capacidades. Neste momento, é exatamente isso que precisamos. Os portugueses também têm receios e é preciso, mais do que nunca, reforçar a confiança dos portugueses e reforçar a capacidade do SNS”:
É com a mesma confiança, que temos de encarar os números. Portugal tem hoje 20.863 infetados e 735 mortos. Ficar em casa e seguir as normas do Governo e Direção-Geral de Saúde, é crucial para que possamos ultrapassar esta pandemia o mais rápido possível.