O incidente a bordo de um avião da companhia portuguesa, que fazia a ligação Porto-Rio de Janeiro, aconteceu esta segunda-feira. Um passageiro terá sido apanhado a fumar durante o voo e amarrado pela tripulação. À SIC, a TAP justifica apenas que agiu de acordo com as regras e para garantir a segurança de todos a bordo.
Um passageiro de nacionalidade brasileira foi apanhado a fumar a bordo do aparelho, que partiu do Porto rumo ao Rio de Janeiro. A tripulação apreendeu o passaporte ao indivíduo e aí começou a confusão, conta a rádio brasileira Tupi, que divulga vários vídeos e imagens partilhados nas redes sociais.
Contactada pela SIC, a TAP esclarece que não comenta casos concretos, mas explica que “as nossas tripulações são treinadas de forma a executar as ações necessárias e adequadas, sempre no cumprimento dos procedimentos, regulamentos e leis aplicáveis, para assegurar que todos os passageiros acatam as regras de conduta e de segurança a bordo”.
O passageiro insultou, discutiu e terá, alegadamente, agredido um elemento da tripulação, que o alertou para o perigo do que tinha acabado de fazer. Um dos principais riscos de fumar a bordo de um avião é a possibilidade de desencadear um incêndio. O indivíduo acabou amarrado pela tripulação e por alguns passageiros.
Uma vez chegados ao destino, a cidade do Rio de Janeiro, os “autores de crimes praticados a bordo (…) são entregues às autoridades policiais”, acrescenta a TAP.
A companhia aérea reforça ainda que “a segurança de voo é a prioridade máxima para a TAP”.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL