A Igreja da Sé de Faro recebe no próximo sábado, pelas 21.30 horas, o primeiro dos concertos de órgão neste órgão histórico com 300 anos, que será protagonizado por Tiago Ferreira.
Natural do Porto, Tiago Ferreira iniciou os estudos musicais na Escola de Música da Igreja da Lapa. Estudou Órgão na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto e é licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Frequentou entre 2011 e 2015 os Mestrados em Órgão-performance e em Música Sacra Católica na Escola Superior de Música de Colónia – Alemanha.
Realizou masterclasses de Órgão com Stefan Bayer, Luca Antoniotti, Olivier Latry, Daniel Roth, Lionel Rogg, entre outros. Apresentou-se em concerto a solo em várias cidades de Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Letónia e Itália, integrando também diversos agrupamentos instrumentais e corais. Actualmente é professor na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos – Porto. É desde 2001 organista da Igreja da Lapa – Porto.
Porque o Órgão da Sé de Faro possui características da escola norte-alemã, aliadas a elementos da tradição ibérica influenciada pelo gosto italiano, o programa de concerto do organista Tiago Ferreira apresenta um equilíbrio entre compositores destas origens geográficas. Destaque para o compositor alemão Georg Muffat (1653-1704), designadamente a sua obra para órgão solo Apparatus Musico-Organisticus, dedicada ao Imperador Leopoldo I de Viena.
O concerto seguinte, de encerramento do Festival, tem lugar a 26 de Novembro, às 21.30 na Igreja da Sé de Faro com o organista Tadeu Filipe.
O Festival de Órgão do Algarve – 2016 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM.