O Clube de Tavira e as associações Ria Inquieta, Plutão de Verão e Rock da Baixa Mar promoveram um evento de concertos e arte para recolha de bens a favor da Ucrânia, que contou com o apoio da Câmara de Tavira, da loja All-Cork, do restaurante Tchin-Cheese e do Centro de Logística Ucraniano do Algarve “Juntos pela Ucrânia!” da Associação Ucranianos do Algarve, que teve como preço de entrada a doação de artigos de primeira necessidades de primeira necessidade para serem entregues ao referido centro.
Os mil euros resultaram dos leilões de obras originais dos artistas Lis Petersen, Ângelo Gonçalves, Nuno Bispo, Susana Gonçalves, Belarmino Pereira, Ricardo Viegas e Ana Luísa Cardoso, do lucro do bar e de donativos independentes.
“Com o dinheiro angariado o Clube de Tavira foi, em conjunto com a Associação de Ucranianos do Algarve, comprar mais 596 artigos de primeira necessidade. Foi um dia muito importante para o associativismo, a mobilização solidária e a valorização da cultura local em Tavira”, afirma Filipa Teixeira, do Clube de Tavira, acrescentando que “passaram mais de 200 pessoas pelo “All Ukraine”. Este é o tipo de eventos que faz com que o Clube assuma a sua existência – ser um local de encontro”.
O evento, que contou com as atuações de Carapaus de Corrida, Zico & Isabela, Mamá Suen – Sandrinho Dupan – Ricardo Viegas, Al-Fanfare e uma Jam-Session surpresa, All Ukraine, é visto como um “grande sucesso” pelos membros de todas as associações envolvidas que elogiam “o espírito de solidariedade de todos os presentes”.
Mas a solidariedade das mais de 200 pessoas que passaram pelo All Ukraine incluiu também uma grande diversidade de artigos de higiene, comida para bebés, adultos e animais, material médico, entre outros, que encheram 30 caixas.