Em Portugal, o Tik Tok dava sinais de crescimento tímido e era utilizado na maioria por crianças. Contudo, o confinamento fez com que o crescimento desta rede social acelera-se em massa no nosso país.
Famosos estão a fazer sucesso com os pequenos vídeos publicados e as coreografias das músicas começam a ser utilizadas por todos. No mundo, a aplicação de vídeos curtos, oriundo da chinesa ByteDance, superou o Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat em instalações mensais na App Store e foi baixado mais de um bilhão de vezes em 2018.
Mas afinal, o que é o Tik Tok? Esta rede social propõe uma viagem totalmente diferente do Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat ou Youtube. Basicamente, os utilizadores podem fazer a dublagem de músicas ou sons populares, em pequenos vídeos entre 15 a 60 segundos. São ainda utilizados filtros e efeitos visuais que tornam a gravação ainda mais apelativa e diferente.
Os portugueses começaram a aderir à rede social após as ordens da Direção-Geral de Saúde e do Governo para ficar em casa. A verdade, é que as gravações dos vídeos e edição acabam por ocupar algum tempo e esta torna-se uma atividade divertida para fazer com quem temos em casa. Pessoas de todas as idades estão a aderir.
O fenómeno tem sido falado e comentado na televisão portuguesa, que mostra os mais famosos tik tok’s realizados. Esta rede social parece ter vindo para ficar no mundo e, agora, em Portugal. Enquanto são feitos os vídeos, os utilizadores conseguem aliviar a situação que estamos a viver e também fazer algum exercício físico, uma vez que alguns desafios exigem movimento corporal.