A crise está instalada no que diz respeito à produção de laranja e só na última semana o preço do quilo desta fruta aumentou 25 cêntimos. O Algarve é a região do país que mais laranja produz e a falta de água está a contribuir para que haja quebras na produção da mesma. À Lusa, o presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, João Garcia, alerta para o risco de desaparecimento da laranja do Algarve.
No espaço de um ano, o preço por quilo de laranja subiu 46 cêntimos, mas só numa semana este aumentou 25 cêntimos. Hoje, um quilo de laranjas encontra-se à venda por 1,88 euros. A seca é um dos principais fatores que conduz a esta subida de preços e João Garcia explica que a manter-se a situação climática atual, “a produção de laranja vai cair”, com todas as consequências que isso terá, desde a subida do preço à diminuição das exportações.
Silves é a capital da laranja e no último fim de semana decorreu na vila algarvia a Mostra da Laranja, onde teve lugar uma conferência que tinha como objetivo “dar voz aos agricultores e a este setor de atividade de especial importância para o concelho de Silves”. Note-se ainda que a gestão de recursos hídricos foi um dos temas em destaque na conferência, numa altura em que a produção de laranja está em crise no nosso país.
Que outros produtos registaram um aumento de preço?
Na última semana, não foi apenas a laranja que viu o preço do quilo aumentar. Também a maçã gala registou um aumento de preço fixado nos 20 cêntimos por quilo, ao passo que as febras de porco registaram uma subida de 41 cêntimos no preço por quilo, segundo dados da DECO Proteste.
Leia também: Conheça os 14 melhores restaurantes do Algarve