A gastronomia portuguesa voltou a conquistar destaque além-fronteiras. Depois de já ter considerado o pastel de Belém como o melhor doce do mundo, o site especializado TasteAtlas voltou a elogiar o país, desta vez destacando o Alentejo como um dos melhores destinos gastronómicos do mundo. O TasteAtlas, plataforma criada em 2015 pelo jornalista croata Matija Babić, elabora anualmente listas com as melhores cozinhas e pratos do mundo, com base em avaliações de utilizadores que experimentam e classificam pratos típicos. No final de 2024, o Alentejo foi destacado no 9.º lugar entre as melhores regiões gastronómicas, com uma pontuação de 4,4 estrelas em 5.
Sabores alentejanos em destaque
Entre as iguarias que mereceram especial menção, estão a carne de porco à alentejana, o queijo de Azeitão, o paio de Beja, a morcela de Portalegre, a farinheira de Estremoz e Borba, o presunto, a açorda e a sopa de cação, revela a NiT.
No que toca à restauração, o TasteAtlas recomendou vários restaurantes de renome na região, como o Moinho do Cu Torto, Restaurante Fialho, Tasca do Montinho, Retiro do Ernesto, Solar do Forcado, Dom Joaquim, Casa Mateus e O Espalha Brasas, este último conhecido pela sua sopa de tomate alentejana. Todos estes pratos tradicionais fizeram com que o Alentejo fosse distinguido neste ranking de destinos gastronómicos.
Outras regiões portuguesas no ranking
Além do Alentejo, mais seis regiões nacionais foram reconhecidas pela sua excelência gastronómica:
- Trás-os-Montes (14.º lugar)
- Algarve (20.º lugar)
- Açores (51.º lugar)
- Bragança (80.º lugar)
- Vila Real (81.º lugar)
- Santarém (91.º lugar)
A primeira posição da lista foi atribuída à região de Campânia, no sul de Itália, famosa pelas suas massas e pizzas.
Os melhores e piores pratos portugueses segundo o TasteAtlas
Em novembro, o site já havia divulgado um ranking com os melhores e piores pratos de Portugal. No topo da lista surgem os icónicos pastéis de nata com uma classificação de 4,6 estrelas. Em segundo, encontram-se as amêijoas à Bulhão Pato, prato que conquistou o cantor Nick Cave, também com 4,6 estrelas. A fechar o pódio, estão as espetadas da Madeira, que obtiveram 4,5 estrelas.
Outros pratos destacados foram a carne de porco à alentejana, o bolo do caco, o frango assado com piri-piri, o bitoque, o polvo à lagareiro e o pão de ló de Ovar.
Por outro lado, alguns pratos tradicionais não impressionaram tanto os avaliadores. Entre os menos apreciados surgem o bacalhau com todos e o bolo-rei. Em último lugar ficou o Maranho da Sertã, um enchido feito com carne de cabra e ovelha, em que o bucho do animal (estômago) é recheado.
Como são feitas as avaliações?
Os resultados apresentados pelo TasteAtlas baseiam-se em avaliações de utilizadores da plataforma e de redes sociais. Posteriormente, essas opiniões são analisadas e validadas por ferramentas de inteligência artificial, que calculam as médias e organizam os rankings de forma imparcial.
A presença de Portugal entre os melhores do mundo em termos gastronómicos é mais uma prova da riqueza e diversidade da sua gastronomia, que continua a conquistar paladares a nível global.
Leia também: Conheça a tasca onde se come cozido e bacalhau na brasa por menos de 10€