A Marinha resgatou, na noite desta quinta-feira, seis tripulantes de uma embarcação de pesca, que se encontrava a 50 milhas náuticas (cerca de 93 km) a sul de Portimão, sem propulsão e com informação de que se estaria a afundar.
O alerta foi recebido pelas 22:45, através de uma comunicação de emergência via rádio da própria embarcação, tendo sido divergidos para a posição do alerta três navios mercantes que navegavam na área e o navio da Marinha Portuguesa NRP Sagitário.
“Os seis pescadores foram localizados e resgatados pelo navio mercante Gaschem Aachem, aparentando estarem bem fisicamente”, explica a Marinha Portuguesa em comunicado, acrescentando que “o navio aproximou-se de terra, tendo procedido ao transbordo dos tripulantes para a lancha da Marinha Sagitário, a 12 milhas náuticas (cerca de 22 km) de costa, que, posteriormente, os desembarcou no porto de Portimão na manhã de hoje, não tendo sido necessário prestar assistência médica diferenciada”.
A operação foi coordenada pela Marinha através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).