O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa desmaiou, esta quarta-feira, quando estava a participar numa cerimónia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O chefe de Estado foi transportado numa ambulância dos bombeiros da Trafaria para o Hospital de Santa Cruz, em Oeiras.
Marcelo estava na Faculdade de Ciências e Tecnologia acompanhado da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Elvira Fortunato a participar na Cerimónia de Inauguração do Laboratório de Nanocaracterização e Materiais Avançados NANOVA. Assistiu também a um concerto da tuna masculina da Universidade Nova de Lisboa.
Em nota enviada às redações, a Presidência confirma que “o Presidente da República teve uma indisposição após uma visita na Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, e foi ao Hospital de Santa Cruz por precaução”.
O Chefe de Estado foi alvo de observação, no local, por uma equipa de uma viatura médica de emergência e reanimação do Hospital de S. Francisco de Xavier. Foram ainda acionadas duas ambulâncias da Trafaria. Uma delas levou o presidente para o Hospital de Santa Cruz, com quadro de desmaio.
De recordar que o Presidente da República já tinha desmaiado no ano de 2018. Dessa vez, em Braga, após uma quebra de tensão devido a uma intoxicação alimentar que lhe causou desidratação num dia de muito calor. Agora, cinco anos depois, terá sido a mesma razão que levou a que Marcelo desmaiasse.
Toda a agenda de Marcelo Rebelo de Sousa está agora suspensa por tempo indeterminado enquanto é examinado.