O MAR Shopping Algarve disponibiliza carregadores elétricos que somam 30 lugares de estacionamento em conjunto com a loja IKEA, em Loulé. O meeting place procura assim aumentar a sustentabilidade na área da mobilidade urbana, posicionando-se por um lado como um destino de compras e também como um espaço de conveniência e convívio com que os algarvios podem sempre contar no seu dia a dia.
A iniciativa do MAR Shopping Algarve converge com o aumento de veículos 100% elétricos (BVE) no país. Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), “a venda de BVE ultrapassou a de carros a gasóleo, em fevereiro deste ano, sendo um novo recorde mensal. Com mais meios de transportes elétricos a circular é necessário aumentar a rede de carregadores elétricos e dotá-la de caraterísticas de conveniência à circulação deste tipo de veículos”.
Estando localizado na zona central da região do Algarve, ao lado da autoestrada A22, o MAR Shopping Algarve, em conjunto com a GALP desenvolveu uma infraestrutura com equipamentos de vanguarda alimentados através de energia proveniente de fontes 100% renováveis.
“São sete carregadores elétricos, cada um com duas tomadas independentes, que totalizam 14 pontos de carregamento. Há diferentes potências, adequadas a cada necessidade, entre 7,4 kW a 60 kW (carregador rápido), na zona coberta de estacionamento no Piso -1. Juntamente com a loja IKEA são disponibilizados ao todo 30 pontos de carregamento neste complexo comercial”, refere o MAR Shopping Algarve em comunicado.
“Somos conscientes de que a emissão de gases com efeito de estufa são um dos principais atores no que se refere a alterações climáticas. Temos a prioridade de cuidar do nosso maior meeting place – o nosso planeta. Estamos certos de que a mobilidade elétrica irá reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, por isso investimos em ampliar a oferta de parques de carregamento para veículos elétricos à comunidade algarvia”, destaca Ana Antunes, Meeting Place Manager MAR Shopping Algarve.
A diretora também enaltece que “a preocupação é transversal à estratégia da Ingka Centres de ambicionar uma operação ambientalmente positiva até 2030 e, em breve, o centro comercial algarvio dará mais um passo nesta matéria com a entrada em funcionamento de um parque fotovoltaico”.