O logo utilizado pela marca russa “Vkusno & Tochka”, a companhia de restaurantes que substitui a marca norte-americano McDonald’s, é muito semelhante à imagem utilizada por uma empresa portuguesa – a Matosmix, uma companhia de produção de rações.
Um círculo e duas riscas oblíquas em cor-de-laranja de um lado, um pingo e duas riscas oblíquas do outro. Apesar de algumas diferenças, as semelhanças entre os dois logotipos são evidentes.
A acusação de “roubo” circula nas redes sociais, tendo sido também identificada pela Nexta, um meio de comunicação social da Europa de leste que tem vindo a cobrir a guerra.
Contatada pela SIC Notícias, a Matosmix considera que se trata de “uma infeliz coincidência” e sublinha que a empresa “não gosta de estar associada à Rússia”, principalmente tendo em conta a situação de guerra que se vive na Ucrânia.
Mais informam que o logo da Matosmix está registado em Portugal, mas não a nível mundial. A lei que regula as patentes tem por base uma validade territorial.
“A informação que temos do departamento jurídico é que não podemos avançar com nada porque não temos o logo registado mundial”, acrescenta.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL