Albufeira prepara-se para receber a III Jornada da Liga Olímpica de Karate no próximo sábado. A prova, que conta com o apoio da autarquia local, vai levar ao Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Albufeira, em Vale Pedras, a partir das 14 horas, mais de uma centena de atletas (120) e comitivas, em representação de 28 clubes de todo o país.
A Liga Olímpica de Karaté promete trazer a Albufeira os melhores atletas da modalidade a competir em Portugal, com destaque para a participação de Madalena Alegre, atleta do Karate Clube de Albufeira, que já conta com um título de campeã nacional no seu curriculum desportivo.
A iniciativa disputa-se ao longo de cinco jornadas em vários pontos do país, onde competem atletas dos escalões Cadete (14-15 anos), Júnior (16-17 anos) e Sénior (+ 18 anos).
No passado mês de Agosto, o Karate foi elevado à categoria de modalidade olímpica, o que é uma motivação acrescida para os melhores atletas nacionais que agora já podem sonhar com uma participação nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão.
O Karate Clube de Albufeira desenvolve actividades no âmbito das artes marciais desde o ano de 1980. Conta com cerca de 50 praticantes, nos escalões Pré-Karate (a partir dos 3 anos), Karate-Kids (6 aos 12 anos) e Karate-Shitoryu e Desportivo (dos 12 anos até à idade adulta). Os atletas do Clube estão inscritos na Federação Nacional de Karate e são filiados na União Shitoryu de Portugal, que é a associação que representa o país na World Shitoryu Karate Federation e na Okinawa Kobudo Doushi Rensei Kai.