A Câmara de Lagoa assinala o Dia Municipal para a Igualdade com a oferta de 525 livros “Mariana num mundo igual” da autoria de Mariana Monteiro, actriz que, em 2015, foi convidada para Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas, reforçando o papel que já assumia de promoção da igualdade de género e de oportunidades.
No dia 24 o vereador da Educação passará por todas as Escolas Básicas do concelho onde vai oferecer um exemplar do livro a cada um dos alunos dos 3º e 4º anos. Alguns exemplares ficarão no espólio da Biblioteca Municipal e em toda a rede de Bibliotecas Escolares do Concelho.
O Dia Municipal para a Igualdade, celebrado a 24 de Outubro, é assinalado desde 2010 por centenas de organizações e autarquias, que promovem iniciativas diversas no sentido de chamar a atenção para o facto de que “a igualdade é desenvolvimento e deve ser um compromisso colectivo e de cidadania”.
A personagem deste livro, Mariana, aborda atitudes e comportamentos que a discriminam, simplesmente por ser menina.
A autarquia participará, nesse dia, nas comemorações nacionais em Lisboa, onde receberá – em cerimónia pública presidida pelo ministro Eduardo Cabrita – o Prémio “Viver em Igualdade” atribuído pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que distingue Lagoa como um concelho com “boas práticas no sentido da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização e funcionamento, quer nas actividades por si desenvolvidas”, explica o município em comunicado.