Um grupo de seis jovens de Portimão está atualmente a participar no Community Challengers, projeto financiado pelo programa Erasmus+ cujo objetivo é promover um conhecimento consciente e contribuir de forma ativa para a resolução das questões ambientais, alterações climáticas e sustentabilidade, através do empreendedorismo e das artes.
A autarquia portimonense explica em comunicado que “a iniciativa insere-se na estratégia municipal para a juventude e no programa Geração XXI, que visa formar os jovens em diversas áreas sociais e fomentar a cidadania ativa, tendo para o efeito sido estabelecida uma parceria com a DYPALL Network, representante portuguesa do projeto Community Challengers e responsável pela sua implantação e dinamização no país”.
As atividades propostas incluem “a criação do ‘Manual de Sustentabilidade e Ação Climática’ para jovens e do Mapa da Comunidade de Portimão, que refletirá os desafios existentes no concelho nesta área e que soluções poderão fazer mais sentido para os resolver, estando previsto que os participantes entrevistem a população para auscultar a sua opinião sobre a matéria”.
O grupo também utilizará a arte para criar uma campanha de sensibilização dirigida à população sobre a temática e desenvolverá uma proposta de soluções para os decisores políticos da autarquia, sendo de referir que, apesar de já estar em andamento, este projeto ainda aceita inscrições de jovens.
O projeto está a ser desenvolvido na Loja Ponto Já, localizada no Mercado Municipal de Portimão, onde decorrem durante o mês abril diversos workshops (dias 2, 9, 23 e 30, sempre das 10h00 às 17h00), dinamizados pelas responsáveis locais do Community Challengers, Mariana Rodrigues e Alice José.
Solidariedade é palavra de ordem
No âmbito desta estratégia municipal, Portimão já recebeu quatro edições do Projeto Corpo Europeu de Solidariedade, num total de 24 voluntários, a primeira das quais em 2017, numa estreita colaboração com a DYPALL Network, entidade parceira em matéria de gestão de projetos europeus, formação e capacitação, informação aos jovens e apoio à mobilidade internacional, acompanhamento e consultoria.
Da mesma forma que a parceria com a Dypall Network permite que jovens europeus colaborem nos mais diversos serviços da Câmara Municipal de Portimão e de associações locais, também jovens portimonenses têm integrado projetos de voluntariado na Europa, o que lhes permite enriquecer a sua experiência pessoal.
No caso concreto do Community Challengers, parte integrante do Corpo Europeu de Solidariedade, o projeto é liderado pela YEPP Europe e conta com organizações parceiras oriundas da Bélgica, Croácia, Alemanha, Itália, Letónia, Portugal e Sérvia.
O Corpo Europeu de Solidariedade potencia a solidariedade, a compreensão mútua e a tolerância entre os jovens, contribuindo para reforçar a coesão social na União Europeia e a promoção da participação cívica e ativa dos jovens, ao mesmo tempo que impulsiona a dinâmica da juventude local como potencial promissor em termos de impacto a longo prazo na vida dos participantes.
Os jovens portimonenses que queiram saber mais sobre os projetos existentes e pretendam participar num dos muitos intercâmbios que a DYPALL e o Município de Portimão disponibilizam e dinamizam ao longo do ano devem passar pela Loja Ponto Já, aberta de segunda a sexta-feira das 14:30 às 18:00, ou visitar a página oficial da Divisão de Juventude aqui.