A Greve Climática Estudantil convida a população a participar da próxima Greve Climática Global, a decorrer no próximo dia 25 de março.
Respondendo ao apelo internacional Fridays For Future para uma mobilização por justiça climática, foi convocada uma manifestação pelas 10:30 em frente ao Liceu de Faro, e término no largo da Pontinha pelas 13:00.
A ação terá o nome #PeopleNotProfit e está inserida no âmbito da ação mundial “Fridays For Future”. É um protesto pelo clima, com vista a reivindicar os direitos das gerações atuais e das futuras, exigindo aos decisores políticos que façam da resolução da crise climática a sua prioridade.
Esta manifestação dará ênfase à questão da mineração e proteção do mar e dos oceanos. De Norte a Sul, o Governo pretende avançar com um Plano de Fomento Mineiro para extrair mais de 30 tipos de minérios diferentes, como o lítio; argumentando que são necessários para uma transição energética (que nada tem de verde). Ora, os oceanos têm um papel fundamental na preservação e manutenção da vida nos ecossistemas, absorvendo 1/4 das emissões de dióxido de carbono de origem humana e produzindo metade do oxigénio que respiramos. Infelizmente, temos estado a abusar dos seus recursos e a danificá-lo a níveis extremos, não ponderando as consequências que isso terá no equilíbrio natural dos ecossistemas e na vida das gerações futuras.
Justiça climática e justiça social andam de mãos dadas, razão pela qual o nosso ativismo é interseccional. Reconhecemos a inter-relação entre uma multiplicidade de opressões e sabemos que a resolução de todas estas crises terá de ser uma luta coletiva. Os países e pessoas mais vulneráveis, que menos contribuem para a crise climática, são os que mais sofrem vítimas das suas consequências nefastas. Enquanto movimento internacional, acreditamos na necessidade de compensação climática e na responsabilização dos países do Norte Global em relação aos danos que têm provocado nos países do Sul Global.
A crise climática não é um problema de agora. Há mais de um século que a comunidade científica vem avisando dos efeitos da ação humana no clima. A verdade é que, as soluções para estes problemas já existem, o que faz falta é vontade política. A História mostra-nos que é através de mobilização popular que conseguimos fazer pressão para que os decisores políticos façam aquilo que tem de ser feito. Por tudo isto, saímos às ruas, com reivindicações claras em 7 grandes eixos: 1) Transportes públicos, 2) Energia, 3) Agricultura e Florestas, 4) Educação, Ciência e Cidadania, 5) Mineração, 6) Urbanização, 7) Mar e Oceano. Para saberem mais, podem consultar o manifesto que enviamos em anexo.
Partilhamos da mesma visão de sociedade? Identificam-se com os ideais do movimento?
Se responderam que sim, ficamos muito felizes, e teremos todo o gosto em trabalhar convosco na construção da próxima Greve Climática no Sul do país. Sabemos que estamos em contra-relógio na construção desta acção. Ainda assim, queremos convidar-vos a lerem o manifesto em anexo, e refletirem se gostariam de se envolver na acção #PeopleNotProfit no próximo dia 25/03. Existem diferentes níveis de envolvimento, e todos eles são válidos e necessários: 1) participação; 2) divulgação; 3) subscrição e apoio; 4) construção.
Podemos contar com a vossa presença?
A Greve Climática Estudantil gostaria muito de poder contar com a vossa presença no próximo dia 25 de março pelas 10:30, na rotunda junto à Escola Secundária João de Deus (em Faro). Acreditamos que somos muitos e muitas a desejar um futuro social e ambientalmente mais justo, e precisamos de mostrá-lo alto e bom som a uma só voz!
Está prevista uma marcha, com término na Pontinha pelas 13H, onde decorrerá uma concentração com megafone aberto, seguida de um momento de convívio e reflexão. Aparece, e traz um/a amigo/a também!!
👉 Evento no Facebook – https://fb.me/e/2XGZL7qEl
👉 Instagram cartaz Nacional – https://www.instagram.com/p/CavKLFSrjnK/?utm_source=ig_web_copy_link
👉 Instagram cartaz Algarve – https://www.instagram.com/p/CbLy3FKo33O/?utm_source=ig_web_copy_link
(Greve Climática Estudantil Algarve)
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)