A operadora Ingka Centres vai instalar, este ano, um parque fotovoltaico de 1.800 painéis no Mar Shopping Algarve e de 1.960 no Mar Shopping Matosinhos.
Os dois parques deverão estar funcionais até ao primeiro trimestre de 2023, sendo que o Mar Shopping Algarve irá consumir 85% da energia produzida e o Mar Shopping Matosinhos 98%.
“Julgo que a nossa estratégia ambiental está à vista de todos, sobretudo de quem nos visita e, por exemplo, valoriza a nossa luz natural, os nossos WC eficientes, entre outros aspetos que desenvolvemos no quotidiano, alguns dos quais invisíveis ao público”, destacou, em comunicado, a ‘communication business partner’ da Ingka Centres em Portugal, Ana Machado.
Recorde-se que a Ingka Centres tem como objetivo alcançar a neutralidade carbónica até 2030. Eficiência energética, gestão da água e dos resíduos são alguns dos pontos em que os dois centros comerciais têm vindo a ser mais bem-sucedidos. Uma política que valeu aos dois centros comerciais certificações BREEAM, que avalia os empreendimentos em três categorias – “Nova Construção”, “Em Uso” e “Remodelação”, correspondendo estas às diversas fases de conceção e uso dos edifícios.
Os centros Ingka que surgiram depois de 2016, como é o caso do Mar Shopping Algarve, foram já projetados e construídos de acordo com os critérios para a obtenção do certificado na categoria “Nova Construção”, distinção de que o espaço de Loulé dispõe.
Recentemente, ambos os centros comerciais conquistaram o BREEAM na categoria “Em Uso”, tendo o MAR Shopping Algarve, com mais de quatro anos, obtido as classificações de “Excelente” e “Excecional” nos âmbitos de performance e gestão do edifício, respetivamente, e o MAR Shopping Matosinhos, com mais de 12, obtido a de “Muito Bom”.
A certificação BREEAM “Nova Construção” monitoriza o desempenho sustentável dos edifícios nas fases de projeto e construção, e a de “Em Uso” mede o mesmo parâmetro, que incluem as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo.
“Julgo que a nossa estratégia ambiental está à vista de todos sobretudo de quem nos visita e, por exemplo, valoriza a nossa luz natural, os nossos WC eficientes, entre outros aspetos que desenvolvemos no quotidiano, alguns das quais, invisíveis ao público. O nosso conceito de sustentabilidade, tal como acontece com a IKEA, vai ainda mais longe, porque pretendemos ser uma plataforma em que todos encontram informação para um estilo de vida mais consciente e feliz. É, por isso, que, nesta campanha internacional, lembramos os nossos públicos de como é importante unirmo-nos para que pequenos gestos possam efetivamente mudar o mundo”, explica Ana Machado, Communication Business Partner da Ingka Centres em Portugal.