A Infraquinta hasteou a bandeira referente à implementação e certificação do sistema de gestão de energia, de acordo com a ISO 50001, na manhã desta quarta-feira, no âmbito do Dia Nacional da Energia (29 de maio).
A cerimónia contou com a presença do Conselho de Administração da Infraquinta, Junta de Freguesia de Almancil, Loulé Concelho Global e APCER.
A Infraquinta explica que um dos seus objetivos estratégicos “é acelerar a descarbonização da sua atividade para aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Simultaneamente, este objetivo vem ao encontro das políticas europeias e nacionais sobre energia e clima e, a nível local, com a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climática do Município de Loulé (EMAAC-Loulé)”.
A Infraquinta dia que “tem uma experiência relevante na área dos sistemas de gestão, decorrente do trabalho efetuado ao longo dos últimos anos”, a empresa tem desenvolvido e aplicado “um modelo de gestão que visa a satisfação do cliente, mas também uma correta relação com o ambiente, a segurança e saúde de todos os que, direta ou indiretamente, trabalham com a empresa e a possibilidade de conciliação entre a dimensão pessoal e profissional”.
Assim, a Infraquinta tem implementado e certificado o seu sistema de gestão com base num conjunto de referenciais normativos internacionais, designadamente, a ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (ambiente), ISO 45001 (segurança e saúde no trabalho), NP 4552 (conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal) e a especificação do produto Água (recomendação ERSAR nº02/2011), e agora na ISO 50001 (energia).
O desafio entretanto lançado no final de 2020 de aprofundar o seu sistema de gestão, enquadrou-se neste espírito de melhoria e contínuo robustecimento das metodologias seguidas pela empresa. Esta é mais uma etapa de um caminho que há muito a empresa vinha a percorrer, mas que permite formalizar e consolidar essa abordagem e esses princípios, agora no tema Energia.
“A implementação bem-sucedida do SGE revê-se numa cultura de melhoria do desempenho energético, que depende do compromisso de todos os níveis da organização, especialmente da gestão de topo”, destaca a Infraquinta.