O incêndio que reacendeu sábado à noite na zona do Corgo da Zorra, Quinta do Lago, freguesia de Almancil do concelho de Loulé, encontra-se controlado com a vigilância permanente de sete operacionais e dois veículos, disse esta noite ao POSTAL fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.
No sábado, entre o Hotel Conrad e a Vitacress, o incêndio que deflagrou às 17:06, numa zona de mato, reacendeu à noite devido ao vento.
Populares referem que teve origem numa queima de pasto mal sucedida, numa lixeira de resíduos de jardins e uma fonte não oficial salienta que o fogo terá acontecido num “aterro ilegal verde” alegadamente “da responsabilidade de um centro de jardinagem” local e que “chegou a colocar em causa a segurança de algumas habitações e do próprio Hotel Conrad”.
A mesma fonte do CDOS confirmou que “arderam amontoados de detritos de jardinagem, durante toda a passada noite, mas sempre com o perímetro controlado pelos meios de combate a incêndios e as competentes autoridades”. No entanto, o CDOS refere que nenhuma habitação esteve em perigo, mas admite que devido ao tipo de “combustível” encontrado será necessário manter a vigilância durante vários dias.
Visíveis na área têm sido as cinzas espalhadas até ao centro comercial da Quinta do Lago e por cima de diversos veículos. Recorde-se que este já não é o primeiro incêndio que deflagrou naquela zona este mês.