O Hospital de Loulé já está a disponibilizar aos seus utentes um teste serológico para pesquisa de anticorpos anti-SARS-CoV-2, permitindo identificar se um indivíduo foi infetado sem ter tido manifestações clínicas da doença provocada pelo novo coronavírus.
A realização de testes serológicos é importante “na medida em que permite conhecer a prevalência da doença na população, identificando os indivíduos que desenvolveram anticorpos para combater a COVID-19”, explica esta unidade de saúde em comunicado.
Os testes são realizados no Hospital de Loulé em parceria com a SYNLAB todos os dias entre as 10 e as 12 horas, não carecendo de prescrição médica. Ao utente é apenas requerido o preenchimento de um questionário epidemiológico.
O resultado será entregue através de e-mail, três dias úteis após a realização do teste.
Os testes serológicos devem ser feitos por aqueles que tiveram COVID-19 (confirmado por RT-PCR) para avaliar a resposta imunológica, que contactaram casos confirmados para avaliação da eventual resposta imunológica, que tiveram sintomatologia associada à COVID-19 e não fizeram o teste RT-PCR, profissionais de saúde.
Estes testes permitem ainda conhecer a prevalência de anticorpos na população e avaliar o seu possível nível de imunidade.