No dia 10 de setembro assinala-se o Dia Mundial do Suicídio. Neste dia, o realizador Henrique Lopes irá disponibilizar a sua curta-metragem “A Viagem” para o público em geral, no Vimeo através do link bit.ly/aviagem-setembro
Henrique Lopes é um jovem natural de Tavira, que conta com uma equipa muito jovem e dinâmica, constituída praticamente toda por estudantes de cinema. A curta-metragem foi produzida pela ETIC_Algarve, de onde Henrique Lopes foi aluno de realização.
“A Viagem” foi um sucesso de crítica e conta com vários prémios e menções em diversos festivais. Até agora, destacam-se: o primeiro lugar nacategoria Ficção/Drama do FICSAM 2019 – Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental; o primeiro lugar na categoria Experimental dos Prémios Sophia Estudante – Academia Portuguesa de Cinema; terceiro lugar na categoria de Melhor diretor estudante no Kosice International Monthly Film Festival; primerio lugar na categoria de melhor ator de curta-metragem do Prague International Monthly Film Festival menção honorável para Melhor Filme Experimental no New cinema-Lisbon Film Festival; seleção oficial do UK Monthly Film Festival; seleção oficial do Feel The Reel International Film Festival; é finalista no FROSTBITE Internacional Indie Fest; e semi-finalista para os prémios Best Director Awards.
O suicídio é uma realidade dura que vive nas sombras de milhares de pessoas. Não é dita em voz alta mas no silêncio das emoções, nos olhares despercebidos e nas mais pequenas ações.
A cada ano ocorrem cerca de 800 mil mortes segundo um relatório da OMS e “A Viagem” pretende sensibilizar a população que existe sempre solução e possibilidades, não devendo desistir.
Uma curta-metragem que deixa qualquer um agarrado ao ecrã e que nos leva a consciencializar as pessoas para um problema muito real mas que se olha como tabu.
RELACIONADO:
Jovem tavirense vence prémio da Academia Portuguesa de Cinema