Estamos todos no mesmo “barco”. O novo coronavírus já matou 714 pessoas em Portugal e já infetou 20.206, como indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Já sabemos que enquanto não houver imunidade de grupo, vacina ou cura, devem seguir-se as medidas de confinamento propostas no estado de emergência. Graça Freitas diz que “até a doença estar erradicada, e face às suas características, nada será como dantes”.
O Sapo24 contactou a Diretora Geral da Saúde e perguntou quando a pandemia estará controlada em Portugal. Graça Freitas responde que “esta é apenas uma das ondas epidémicas possíveis e portanto temos de ter aqui muita atenção.
É importante realçar que “por isso é que é tão importante não dar estas coisas como assentes. (O surto) vai estando controlado, vai-se controlando e vai-se controlando dia a dia, até que de facto ou por imunidade natural, por vacina ou cura possamos aliviar. Até lá temos de estar muito vigilantes”, acrescentou ao Sapo24.
Portugal estará em estado de emergência até ao dia 02 de maio, mas a economia começará a ser aberta e serão retomadas as aulas do ensino superior e cresces. O uso de máscaras é recomendado a todos.