A freguesia de São Clemente, uma das duas que integra a cidade de Loulé, assinala no próximo dia 23 mais um aniversário com um programa diversificado onde as actividades culturais e desportivas vão estar em destaque.
As celebrações arrancam logo no domingo, dia 20, pelas 9.30 horas, com um “Bootcamp/Caminhada/Corrida”, nas distâncias de 5km e 15km, uma iniciativa realizada em colaboração com a Verrtical Navis.
Já no dia 23, pelas 9 horas, tem lugar uma Missa em honra de S. Clemente, padroeiro da freguesia, na Igreja Matriz de Loulé.
Às 18, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, terá lugar uma palestra sobre a origem e história da Junta de Freguesia de S. Clemente, com a participação de Luís Filipe Oliveira, docente da Universidade do Algarve.
Segue-se, pelas 19 horas, a assinatura do protocolo de transferência dos documentos históricos da Freguesia para o Arquivo Municipal, ficando o Arquivo como fiel depositário e estes documentos como posse material da Freguesia.
Ainda integrados nestas celebrações, estão previstos dois espectáculos: dia 25, às 21.30, uma Noite de Fados na sede do Clube Desportivo das Barreiras Brancas, e dia 27, pelas 21 horas, um concerto da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva (“Música Nova”), no Cine-Tetro Louletano.
Refira-se que S. Clemente é a segunda freguesia do concelho de Loulé com mais população. A sua área compreende à volta de dois terços da cidade de Loulé. Por isso, falar da Freguesia de S. Clemente significa, inevitavelmente, referir-nos à área urbana de Loulé.
Desde o Monumento erigido em homenagem ao Engº Duarte Pacheco até ao Mercado Municipal, passando pelos Paços do Concelho, bem como por toda a Zona Histórica da cidade, onde se encontra o Castelo ou a Igreja Matriz, os monumentos de S. Clemente constituem necessariamente um cartaz de qualquer roteiro de Loulé.
É também na Freguesia de S. Clemente que decorrem muitos dos eventos louletanos, com destaque para o Carnaval de Loulé, na Avenida José da Costa Mealha.