O TasteAtlas, um guia gastronómico online dedicado à comida tradicional em todo o mundo, voltou a colocar uma iguaria portuguesa no topo da lista dos melhores produtos de pastelaria. Um bolo português conquistou o primeiro lugar, ultrapassando doces icónicos como o croissant francês ou o donut polaco. Curiosamente, o segundo lugar também pertence a Portugal. Saiba mais à frente neste artigo.
Com uma classificação de 4,7 estrelas numa escala de 1 a 5, o pastel de Belém mantém-se como o bolo mais apreciado. Importa destacar que este não deve ser confundido com o pastel de nata comum. Como esclarece o TasteAtlas: “Só os pastéis feitos na Fábrica Pastéis de Belém podem ser chamados de pastéis de Belém, enquanto todos os outros, produzidos por outras pastelarias, são chamados pastéis de nata”, avança a Sic Notícias.
Esta distinção prende-se com a origem dos pastéis de Belém, exclusivamente fabricados na célebre pastelaria lisboeta, enquanto os pastéis de nata, amplamente encontrados pelo país, não ficam muito atrás em qualidade. Prova disso é o segundo lugar desta lista, onde os pastéis de nata obtiveram 4,6 estrelas.
O guia gastronómico dá ainda algumas indicações sobre como os pastéis devem ser apreciados: “O recheio não deve ser demasiado doce nem deve ter sabores de limão ou baunilha. Em vez disso, os pastéis devem ser polvilhados com canela e, idealmente, virem acompanhados por uma chávena de café”. O TasteAtlas recomenda locais como a Manteigaria, a Fábrica da Nata, a pastelaria Aloma e a Confeitaria Nacional para quem quiser provar os melhores exemplares.
O ranking deste ano acaba por repetir as escolhas de 2023, quando o pastel de Belém e o pastel de nata já tinham ocupado os dois primeiros lugares.
Bola de Berlim e Malassadas também se destacam
Portugal não marca presença apenas no topo do pódio. A bola de Berlim surge em 54.º lugar, com uma pontuação de 4,3 estrelas, enquanto as malassadas açorianas aparecem na 93.ª posição, com 4,2 estrelas. Estes doces portugueses superam bolos de renome mundial, como o croissant francês, que ocupa o 6.º lugar com 4,5 estrelas, e o donut polaco, que ficou na 7.ª posição, com a mesma pontuação.
No terceiro lugar do pódio encontra-se o karipap, uma especialidade da Malásia. Trata-se de um pastel de massa frita ou assada, recheado com caril de frango e batata.
Os rankings do TasteAtlas são baseados nas avaliações dos utilizadores da plataforma. Para a lista dos 100 melhores produtos de pastelaria de 2024, foram considerados 25.737 votos validados.
Leia também: Esta cidade perto do Algarve tem macacos à solta e vista para África