A exposição fotográfica e documental “Mulheres de Areia. No deserto em busca da liberdade” vai ser inaugurada no próximo sábado, pelas 15:30, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro.
Trata-se de uma iniciativa do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), organização não-governamental que há 50 anos intervém na sociedade portuguesa na defesa dos direitos das mulheres, um movimento solidário com as mulheres no Mundo,
Após a sua inauguração terá lugar uma conversa com Jadiyetu EL Mohtar Sid Ahmed, dirigente e Embaixadora das Mulheres da RASD, Raquel Prazeres e Vera Saldanha, fotógrafas do C.N. do MDM e Regina Marques, da Direcção Nacional do MDM. Seguindo-se um apontamento cultural com Luís Galrito.
A exposição ilustra as condições de vida e a trágica realidade do povo saharauí refugiado no deserto há mais de quarenta anos. Mostra também a resistência do povo e o papel essencial da mulher saharauí nos acampamentos de refugiados em Tindouf, Argélia.
“O grito vem do deserto, estas mulheres suspensas exigem liberdade”, destaca o MDM.
A mostra “é uma visão feminina sobre este conflito, resultante da participação de uma delegação do MDM, Movimento Democrático de Mulheres, no VIII Congresso da União Nacional das Mulheres Saharauís (UNMS) em Fevereiro de 20192”, explica a organização.
A exposição tem entrada livre e pode ser vista até 6 de novembro.