O Programa ERASMUS+ KA2, é um financiamento para Ações-Chave de Parcerias Estratégias para a Juventude, neste caso, com vista à Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas. A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão, é atualmente parceira de um projeto desta natureza, do qual a Youth For Exchange and Understanding do Chipre é coordenadora, e a Entrepreneurship and Social Economy Group da Grécia, A.D.E.L. – Association for Development Education and Labour da Eslováquia e Bel Quel de Itália são igualmente parceiros.
Neste projeto, intitulado SEE ME GR&OW, ou em português, vê-me crescer, estas entidades juntam-se numa missão baseada nos seguintes objetivos:
● Combater a descriminação, desigualdade e outras formas de exploração nos locais de trabalho;
● Aprender, por meio da partilha de práticas e regulamentações, as realidades de outros países, nomeadamente, no que diz respeito ao tipo de oportunidades e possibilidades que os jovens trabalhadores independentes têm, quais são os riscos de ser trabalhador independente e quais são os seus benefícios;
● Criar uma rede europeia, pelo menos entre as 4 organizações que trabalham com juventude, ativismo e direitos laborais, para garantir o intercâmbio de boas práticas e apoio aos direitos dos trabalhadores independentes;
● Promover o conhecimento, competências e habilidades dos participantes sobre empreendedorismo e gestão;
● Promover o desenvolvimento de soft skills dos participantes;
● Capacitar os trabalhadores de juventude e trabalhadores independentes com o conceito e competências básicas do ativismo para serem capazes de criar a sua própria intervenção.
Em suma, este projeto, que vê os próprios trabalhadores independentes como empreendedores, irá capacitar jovens trabalhadores e aqueles que já trabalham por conta própria e freelancers, e fornecerá consultoria de negócios para estes melhorarem as suas habilidades sociais, habilidades de gestão e as suas perspetivas futuras para a criação de uma prática empresarial sustentável. Além disso, o projeto SEE ME GR&OW irá promover uma mentalidade e cultura empreendedoras entre os jovens, oportunidades de networking para o desenvolvimento de negócios, cultivará as habilidades exclusivas de cada participante e ajudará os participantes a pensar fora da caixa. Além disso, criará oportunidades de intercâmbio de práticas e dicas empreendedoras, aumentará a autoconfiança, garantirá justiça social a todos os trabalhadores e empresários e estimulará a economia.
No âmbito deste projeto, encontra-se a decorrer o primeiro evento de aprendizagem, que consistirá numa iniciativa de blended mobility de jovens no Chipre, entre o dia 24 e 30 de julho de 2021. A MOJU enviou 4 jovens algarvios, de diversas áreas, em representação do empreendedorismo jovem da região, para este evento:
● Maia GV, freelancer digital artist, de São Brás de Alportel, trabalha em edição de vídeo e design, bem como na criação dos seus próprios conteúdos nas redes sociais, nomeadamente no Youtube, e já conta com a integração no Projeto Cápsula do Programa Faro 2027, na área do empreendedorismo na arte;
● Joana Jesus, fundadora e CEO do PEANUTS – Money Lifestyle, de Faro, criadora de conteúdo, dedica as suas redes sociais à temática da poupança criativa e economia circular, colaborando e dando vida a uma série de iniciativas;
● Diogo Santana, jovem artista na área da dança, de Olhão, conta com o seu envolvimento no Outsiders Dance Studio, que além de uma Escola de Danças Urbanas contempla o Espaço Educarte, sendo um exemplo de empreendedorismo social;
● Marta Chan, fundadora da GreenVibe, do concelho de Loulé, dedica-se à venda online de produtos ecológicos, promovendo e colaborando em diversas iniciativas relacionadas com a diminuição do desperdício.
Os participantes, para além de apoio de alguns familiares, contam ainda com a colaboração do comércio local, na figura da empresa de alfarroba e frutos secos, Umarroba, de São Brás de Alportel, e de organizações e projetos, como Faro2027, levando alguns exemplares de produtos da nossa região aos outros participantes.
A MOJU vê a participação neste projeto como uma oportunidade de estimular a discussão e envolvimento nesta matéria por parte dos jovens, nomeadamente numa lógica de inclusão social, esperando resultados no que respeita à participação nestas iniciativas mas também a longo prazo pela criação de redes de contactos e trabalho na área.
(Ana Fonseca – apoio à gestão de projetos internacionais)
Associação MOJU ⇒ [email protected] | https://www.facebook.com/moju.olhao
O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.
Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.
A Rede Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local com o lema «A Europa na sua região»!