As três instituições da UE chegaram a acordo sobre o orçamento da UE para 2020, o que permitirá à UE concentrar os seus recursos nas prioridades realmente importantes para os cidadãos: as alterações climáticas, o emprego, os jovens, a segurança e a solidariedade na UE. O orçamento do próximo ano irá igualmente preparar a transição para o próximo ciclo orçamental, uma vez que será o sétimo e último ao abrigo do atual ciclo orçamental de longo prazo da UE (2014-2020).
Günther H. Oettinger, Comissário responsável pelo Orçamento e Recursos Humanos, declarou: “o orçamento da UE para 2020 foca-se na continuidade — é o último ao abrigo do atual orçamento de longo prazo e o último proposto e negociado pela Comissão Juncker. Este orçamento canalizará os recursos especificamente para as necessidades identificadas. Contribuirá para a criação de emprego, para a luta contra as alterações climáticas e para a mobilização do investimento em toda a Europa. Irá investir nos jovens e tornar a Europa mais segura. Todas estas prioridades estão igualmente refletidas na proposta da Comissão para o orçamento de longo prazo da UE para além de 2020. Devemos agora centrar a nossa atenção na adoção oportuna do próximo orçamento de longo prazo, de modo a proporcionar segurança e estabilidade aos nossos beneficiários e a continuar a criar um valor acrescentado europeu em benefício de todos”-
O orçamento da UE para 2020 é fixado em 168,69 mil milhões de euros em dotações de autorização (recursos que podem ser acordados por via contratual num determinado ano) e em 153,57mil milhões de EUR em dotações de pagamento (recursos que serão efetivamente pagos).
21% do orçamento será atribuído a vários programas que contribuem para a luta contra as alterações climáticas, como o programa LIFE, que receberá 589,6 milhões de euros (mais 5,6 %), ou o programa Horizonte 2020, que receberá 13 mil milhões de euros (mais 8,8 %).
JUVENES Translatores 2019: Secundárias de Olhão e Vila Real de Santo António entre as escolas selecionadas
O concurso Juvenes Translatores realiza-se já no dia 21 de novembro. Este ano, em que o concurso vai ser totalmente digital, foram novamente selecionadas 21 escolas portuguesas (o número de deputados de Portugal no Parlamento Europeu).
Na lista dos selecionados estão 2 escolas Secundárias do Algarve, a Escola Scundária de Vila rela de Santo António e a escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes em Olhão . As escolas estão agora a inscrever os respetivos alunos que vão concorrer a este prémio para jovens tradutores. Os vencedores – um por país – deslocar-se-ão a Bruxelas para receberem os respetivos prémios.
Boa sorte às nossa escolas! Go Algarve! #JuvenesTranslatores