Um convite à manifestação de interesse urgente para a investigação e a inovação sobre o coronavírus permitiu um total de 18 projetos apoiados com um orçamento total de 48,5 milhões de euros do programa Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE.
Estes projetos fazem com que 140 equipas de investigação de toda a Europa – duas das quais portuguesas – trabalhem em conjunto para combater a pandemia de coronavírus: desenvolvimento de diagnósticos rápidos, tratamentos e vacinas.
A UE também mobilizou fundos públicos e privados num valor que pode ascender aos 90 milhões de euros através da Iniciativa sobre Medicamentos Inovadores, e ofereceu até 80 milhões de euros de apoio financeiro à empresa inovadora CureVac para incrementar o desenvolvimento e a produção de uma vacina contra o coronavírus.
O apoio concreto da Comissão à investigação e inovação urgentemente necessárias faz parte da resposta europeia comum ao surto do coronavírus. Vários outros projetos de investigação e iniciativas financiados pela UE estão a trabalhar na luta contra a propagação da doença e no reforço do estado de prontidão para outros surtos.
Fonte: Europe Direct Algarve