A Noite Europeia dos Investigadores traduz-se numa série de atividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias na última sexta-feira de setembro.
Hoje, 27 de setembro, às 18:30 horas, celebra-se a #NoiteEuropeiadosInvestigadores no Centro Ciência Viva em Tavira.
O Europe Direct Algarve convidou investigadores que trabalham o ODS 11, o tema das Cidades e Comunidades sustentáveis, para falar das suas descobertas e responder às perguntas do público sobretudo dos jovens que se encontram a participar num Acampamento de voluntariado Ambiental naquela cidade. O evento é aberto ao público em geral e é uma iniciativa no âmbito da SEIVA 2019.
A #NoiteEuropeiadosInvestigadores enquadrada nas Ações Marie (Skłodowska) Curie, ocorre em simultâneo em mais de 30 países e 300 cidades por toda a Europa. European Researchers’ Night — é uma iniciativa lançada em 2005, atualmente bianual, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.
Esta iniciativa que procura quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista, é uma oportunidade para divulgar o trabalho de grande qualidade e inovação desenvolvido pelos investigadores portugueses, bem como para realçar a importância de uma comunicação eficiente entre centros de investigação e a sociedade civil.
Curta Metragem #Loner da campanha #EUandMe para ver na FNAC da Guia – Albufeira
No próximo domingo, pelas 16 horas, na FNAC da Guia – Albufeira, vai ser exibida a curta metragem #Loner da campanha #EUandMe e foi convidado um painel de convidados para discutir os prós e contras do digital para a saúde, no contexto dos ODS 2030.
Aberto ao público em geral no âmbito da SEIVA 2019. Para além do Europe Direct/CCDR Algarve estão confirmados Paula Vaz (APA – ARH Algarve) Paula Cunha (CLAIM Albufeira) , Marta Chaves (Coordenadora da Rede Regional ASCJR e ASGVCV ARS Algarve), Pedro Teigão (Médico de Família da USF Quarteira e elemento da Unidade de Terapia Familiar – ARS Algarve), Marta Teixeira (Assistente Social da UCC Faro e elemento da Unidade de Terapia Familiar – ARS Algarve) sob a moderação de Paula Gregório (Médica de Saúde Pública da USP ACES Central).
(CM)