O Programa Cidadãos Ativ@s vai lançar, no dia 1 de setembro, novos concursos para apoiar as Organizações Não-Governamentais (ONG) portuguesas.
Os concursos abrangem os quatro eixos do Programa, com uma dotação global de 1,85 milhões de euros:
Eixo 1 – Fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica
Eixo 2 – Apoiar e defender os direitos humanos
Eixo 3 – Empoderar os grupos vulneráveis
Eixo 4 – Reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil
Os projetos a apresentar podem ter um custo total entre 20.000 e 75.000 euros e uma duração máxima de 20 meses.
A 1 de setembro decorre uma sessão de esclarecimento (que decorrerá presencialmente e via Zoom), os participantes terão oportunidade de colocar questões diretamente à equipa do Programa Cidadãos Ativ@s. A sessão presencial, que irá decorrer no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, tem lotação limitada pelo que as ONG interessadas devem inscrever-se até 27 de agosto. O acesso à sessão online será feito através do Zoom e não exige pré-inscrição.
A sessão é seguida de um workshop de casos práticos e preenchimento do formulário de candidatura (apenas presencial), que também necessita de inscrição.
O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.
Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.
A Rede Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local com o lema «A Europa na sua região»!