Existem várias pessoas com dupla nacionalidade e há quem esteja a tentar obter uma segunda cidadania com o objetivo de viajar sem restrições para um outro país com o qual tem relações familiares ou até mesmo para aceder a novas oportunidades de trabalho, serviços públicos de qualidade e benefícios fiscais. Assim sendo, saiba quais são os países onde fica mais fácil obter cidadania e surpreenda-se com o número um da lista.
As burocracias variam de país para país e, enquanto em alguns é fácil obter uma nova cidadania, no caso de outros é necessário aguardar um longo período de tempo para ficar com a naturalização. Segundo a Travel + Leisure, ainda que Portugal seja um país bastante burocrático, o que é certo é que este é o mais fácil para obter cidadania.
Sabe-se que a lei portuguesa permite que um português tenha outras nacionalidades e por isso não é necessário abdicar de outra nacionalidade para adquirir a naturalização portuguesa. De qualquer forma, saiba que outros países podem pedir que abdique da nacionalidade portuguesa para obter a cidadania desse mesmo outro país.
Portugal é o país mais fácil para obter cidadania
Embora seja o país mais fácil para obter cidadania, deverá sempre cumprir alguns requisitos para se tornar português. Para além de todos aqueles que nasceram e vivem em Portugal terem acesso à nacionalidade, também pode obtê-la se for casado ou viver em união de facto com um português, assim como se for filho, neto ou filho adotivo de alguém com nacionalidade portuguesa.
Se já foi português e perdeu a nacionalidade ou se for membro de uma comunidade portuguesa no estrangeiro também pode ficar com a cidadania.
Por outro lado, se já tiver prestado serviços relevantes ao Estado português ou à comunidade portuguesa, se for cidadão timorense ou descendente de judeus sefarditas portugueses também pode tornar-se cidadão português.
Itália e Argentina encerram o pódio
De salientar que na lista dos países onde é mais fácil obter cidadania, a seguir a Portugal encontram-se países, como a Itália e a Argentina, que estão no segundo e terceiro lugar deste ranking, respetivamente. Já fora do pódio, mas com fácil acesso à cidadania, irá deparar-se com países, como São Cristóvão e Neves (Caraíbas), Malta, Irlanda, Grécia e Granada (Caraíbas).
Leia também: Limpa constantemente o pó, mas ele volta sempre pouco depois? Saiba porquê e como evitar