Situado no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Santuário da Nossa Senhora da Peneda é um dos locais mais encantadores de Portugal, mesmo que não seja tão conhecido quanto outros santuários do país. Envolto por uma paisagem deslumbrante, o santuário é emoldurado pela cascata da Peneda, que cai de um impressionante rochedo de 300 metros, o Penedo das Meadinhas. Este cenário natural, marcado pelo verde luxuriante, proporciona uma experiência única de serenidade e espiritualidade.
O santuário encontra-se na freguesia de Gavieira, no concelho de Arcos de Valdevez, e foi construído no final do século XIX. Destaca-se o seu escadório monumental, adornado com 20 capelas que retratam episódios da vida de Jesus Cristo. Na base da escadaria, uma praça circular abriga um pilar oferecido pela rainha D. Maria I.
A construção do santuário está envolta em lendas e histórias de fé, revela a VortexMag. Conta-se que, em 1220, a Nossa Senhora das Neves terá aparecido a uma pastorinha, pedindo-lhe para informar os habitantes de Gavieira sobre a construção de uma ermida naquele local. Após inicialmente duvidarem, os habitantes acabaram por ceder quando a Santa realizou um milagre, curando uma mulher acamada há 18 anos. Assim nasceu a ermida que, séculos mais tarde, deu lugar ao imponente templo atual.
Anualmente, no início de setembro, milhares de peregrinos do Norte de Portugal e da Galiza participam na romaria à Senhora da Peneda, cumprindo promessas e desfrutando da beleza envolvente.
A visita ao santuário pode ser complementada com a descoberta das aldeias próximas, como Gavieira, Roussas e Tibo, onde tradições rurais se mantêm vivas. Nos arredores, trilhos como o da Mistura das Águas levam a locais icónicos como as Poças do Malho e a Lagoa dos Druidas. Um pouco mais distante, a vila do Soajo, com os seus emblemáticos espigueiros, e Castro Laboreiro, com o seu castelo medieval, são também paragens obrigatórias.
Leia também: Aldi lança desumidificador que combate a humidade e seca roupa em 24 horas