O Fundo Solidário Emergência Abem: Covid-19 surgiu há apenas oito dias e já conseguiu um valor de mais de 56 mil euros, para ajudar no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a quem está em isolamento social.
Este fundo é promovido pela Associação Dignitude, no âmbito do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento. Esta iniciativa pretende levar saúde a quem que se encontra mais frágil no período da pandemia do coronavírus.
Muitos foram os que se juntaram à causa. A Fundação AGEAS, VICTORIA Seguros e Associação Nacional das Farmácias quiseram contribuir também e muitos portugueses individualmente fizeram donativos. O fundo de emergência é apoiado pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.
Maria Belém Roseira afirma que “estamos a travar uma batalha à escala global a que ninguém pode ficar indiferente. Todos somos afetados pela pandemia Covid-19 e todos somos poucos para dar resposta a esta situação”. A embaixadora da associação considera que nos temos de unir nestes momentos e “é por isso que apelamos à solidariedade dos portugueses que contribuam para esta causa”.
Os donativos podem ser feitos no site www.abem.pt ou por transferência bancária para o IBAN: PT50.0036.0000.99105930085.59. Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para [email protected], para que lhes seja emitido o recibo de donativo.