As autoridades policiais detiveram hoje, no Algarve, duas mulheres suspeitas de homicídio e profanação de cadáver, no âmbito de uma investigação ao surgimento de partes de um corpo desmembrado, em Tavira e em Sagres, anunciou a Polícia Judiciária (PJ).
A detenção foi feita pela Diretoria do Sul da PJ, depois o Departamento de Investigação Criminal de Portimão ter recolhido indícios que permitiram identificar e deter as duas mulheres, com “19 e 23 anos, residentes no Algarve, social e familiarmente inseridas e sem antecedentes criminais”.
As detidas são suspeitas da autoria de um crime de homicídio qualificado e outro de profanação de cadáver, que “ocorreram na região algarvia entre os dias 20 a 25 de março”, quando Diogo Gonçalves, com 21 anos, residente na Guia, concelho de Albufeira, terá sido desmembrado e decapitado, “tendo partes do corpo sido encontradas nas zonas de Sagres e de Tavira”, contextualizou a PJ num comunicado.
A mesma fonte referiu que, desde o aparecimento de partes do corpo em diferentes locais, a investigação decorreu “ininterruptamente” e “permitiu a recolha de relevantes elementos indiciários” que conduziram à detenção das duas mulheres durante o dia de hoje.
As detidas vão ainda ser presentes a interrogatório judicial e, no final, ficarão a conhecer as eventuais medidas de coação a que ficarão sujeitas, acrescentou a PJ, sem revelar quando se produzirá a comparecência perante um juiz de instrução.
Na passada sexta-feira, a PJ disse à Lusa que estava a investigar a origem de partes de corpos humanos encontradas em Tavira e em Sagres, no distrito de Faro, confirmando que tinham sido encontradas junto à Fortaleza de Sagres e em Tavira.
A PJ adiantou na ocasião que estava a “decorrer a investigação para apurar a origem e se pertenciam à mesma pessoa” as partes de corpo encontradas.
Fonte da GNR indicou que tinha sido acionada para a zona circundante ao Pego do Inferno, em Tavira, uma brigada da intervenção daquela força que, com o auxílio de cães pisteiros, tentou localizar, sem sucesso, outras partes do corpo encontrado no local.
A viatura de Diogo foi encontrada na manhã de quinta-feira. Estava estacionada perto de Sagres, junto ao Cabo de São Vicente.
As buscas do Instituto de Socorro a Náufragos permitiram encontrar um corpo desmembrado, envolvido em plásticos, nas horas seguintes.
RELACIONADO
► Inicia-se o julgamento das duas jovens que decapitaram e desmembraram rapaz
► Homicidas de jovem desmembrado trocam acusações na cela e são separadas
► Suspeitas de terem matado e esquartejado jovem vão a julgamento
► Homicida de jovem desmembrado assediou advogada e foi para solitária
► Prisão preventiva para as duas suspeitas de homicídio de jovem decapitado
► Jovem decapitado: homicidas confessas estão na mesma cela e inspiraram crime numa série policial
► Cortaram os dedos para desbloquear telemóvel e aceder à conta bancária
► Desmembrado por 70 mil euros em macabro triângulo amoroso: Detidas terão confessado crime
► Jovem decapitado e desmembrado no Algarve: motivações financeiras na origem do crime
E AINDA…
► Jovem decapitado e desmembrado no Algarve: duas raparigas suspeitas do crime
► Jovem assassinado no Algarve devido a ajuste de contas
► Investigações revelam que a cabeça encontrada em Tavira e o corpo em Sagres são de Diogo
► Investigações revelam identidade do homem decapitado e desmembrado no Algarve
► PJ investiga origem de partes de corpos humanos encontradas em Tavira e Sagres