O Dia Mundial da Alimentação celebrou-se este sábado. Em Castro Marim a data foi assinalada com uma ação do projeto “O Prato Certo”, da Associação In Loco, que trouxe à Biblioteca Municipal a nova edição do seu livro e muitos truques e dicas de receitas saborosas, simples e acessíveis, inspiradas nos princípios da alimentação mediterrânica.
A ação contou com a participação do chef Abílio Guerreiro, que ensinou a preparar e confecionar umas “bifanas mediterrânicas com legumes”, que foram servidas no lanche dos participantes.
Paralelamente, decorreu um pequeno “mercadinho”, com a venda de produtos alimentares locais e saudáveis, numa perspetiva de valorização dos recursos endógenos e de géneros de circuitos curtos, incentivando a produção e o consumo de proximidade.
Nesta mostra estiveram os jovens empreendedores da Mercearia Bio “Meio Limão” e uma produtora/comerciante local, de Pisa Barro (freguesia de Castro Marim).
“O Prato Certo” é um projeto que nasceu com o objetivo de ajudar as pessoas a realizar, de forma informada, as escolhas alimentares no seu dia-a-dia através de uma alimentação Saborosa, Saudável e Económica, que respeita a sazonalidade e a produção local.
Esta é uma das muitas iniciativas que o Município de Castro Marim tem vindo a desenvolver nas áreas da saúde, da reeducação alimentar e do ambiente. Outras foram, por exemplo, o desenvolvimento dos programas desportivos “Põe-te em Forma” e “Ao Ritmo dos 60”, do 1º programa municipal de Combate à Obesidade e do programa ambiental “Jovens pelo Ambiente”.