Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), e um dos actuais vice-presidentes da Associação Nacional de Turismo (ANT), lidera a única lista aos órgãos sociais da ANT, cujas eleições se realizam no próximo dia 11, na sede da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em Lisboa.
“A minha candidatura tem que ver com as políticas do turismo, nas quais é preciso intervir e o objectivo é poder intervir e ajudar nas políticas turísticas do Algarve, dando propostas, que é o que faço na RTA”, disse ao POSTAL Desidério Silva.
O único candidato às eleições da ANT pretende reforçar a sua intervenção na área turística e afirma ter “condições para defender as políticas do turismo” e que “esta é outra forma de intervir”, realçando que “o Algarve é a região mais importante de turismo em Portugal”.
Vítor Neto, antigo Secretário de Estado do Turismo durante quase cinco anos e actual presidente da Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), integra a lista de Desidério Silva e realça a importância da ANT. “A Associação Nacional de Turismo permite trabalhar para a ideia global do país em termos de proposta turística e também para uma valorização dos próprios sectores e permite ter uma ideia dos diferentes graus de desenvolvimento das regiões, o que pode ajudar o governo a ter uma decisão mais completa do universo turístico do país”, afirmou Vítor Neto ao POSTAL.
Vítor Neto considera que “a candidatura de Desidério Silva é positiva porque permite afirmar o peso do Algarve a nível nacional, que é muitas vezes esquecido e politicamente marginalizado”. O presidente da NERA disse ainda que a ANT pode também ser benéfica para o Algarve, uma vez que é “uma associação que envolve muitas entidades e associações empresariais regionais, que tem uma visão global do país e que tem o papel de desenvolver junto do poder central, na agregação das várias regiões e dos vários sectores numa entidade própria”. “É muito positiva para o turismo”, conclui.
O mandato de Desidério Silva será o segundo da história da ANT, sucedendo ao de Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.
A ANT foi constituída em Novembro de 2013 e teve como fundadores as Entidades Regionais de Turismo do Algarve, Alentejo, Centro de Portugal, Porto e Norte de Portugal e a Direcção Regional de Turismo da Madeira. Actualmente a ANT conta com 21 associados, instituições de relevante interesse nacional, de diferentes quadrantes, e cuja actividade é de relevante impacto regional, nacional e internacional.
(Com Ricardo Claro)