No próximo dia 23 de Novembro, a partir das 15 horas, realiza-se na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, um exercício de aprendizagem, no âmbito do projecto “CUIDAR Culturas de Resiliência entre Crianças e Jovens”.
“A iniciativa tem como objectivo dar a oportunidade aos mais pequenos de reflectir sobre temas ligados às alterações climáticas e à ocorrência de fenómenos extremos, que surgem cada vez com maior frequência um pouco por todo o mundo”, refere a autarquia em nota de imprensa.
O exercício é destinado a crianças e jovens do 4º e 9º ano de escolaridade.
Em Albufeira, a equipa do Projecto CUIDAR, juntamente com o Serviço Municipal de Protecção Civil, já realizou quatro workshops em duas escolas do concelho. No primeiro workshop, os alunos desenvolveram actividades em torno das catástrofes cuja frequência e intensidade poderão vir a aumentar em resultado das alterações climáticas, particularmente em Portugal.
Na segunda sessão, a atenção incidiu sobre eventos recentes em Albufeira, com destaque para as inundações e a queda de arribas, o papel dos agentes responsáveis pela gestão do risco, identificação de zonas problemáticas e os recursos da autarquia para fazer face a este tipo de calamidades.
E no terceiro workshop, os participantes apresentaram as suas próprias propostas com vista a reduzir o risco nas diferentes fases de actuação (preparação, resposta e recuperação) e em diversos contextos como a casa, a escola e a cidade, enquanto a quarta sessão foi dedicada a desenvolver os materiais necessários para comunicar as referidas medidas.
O projecto, a que a Câmara de Albufeira aderiu, no passado mês de Junho, é coordenado pela Universidade de Lancaster (Reino Unido), contando com a participação de equipas em Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Reino Unido.