A Coca-Cola mantém-se como a marca que mais gera poluição de lixo por embalagens atiradas para paisagens naturais, como praias, florestas, rios, parques ou mesmo ruas, segundo o ranking de 2021 da organização não governamental (ONG) Break Free From Plastic, citado pelo jornal “Le Monde”.
A multinacional de bebidas surge à frente da PepsiCo e da Unilever em 2021 nesta lista negra de resíduos no ambiente realizada pela Break Free, que todos os anos envia voluntários a várias partes do mundo para coletar lixo plástico e identificar as marcas que estão por trás desses detritos.
Todos os anos a Coca-Cola tem sido a marca predominante nos resíduos de embalagens identificados internacionalmente pela ONG, que acabam por ser recuperados, e 2021 não foi exceção.
A edição de 2021 do ranking da Break Free From Plastic, publicada esta segunda-feira, dá conta que entre os 19.826 resíduos plásticos (garrafas ou pedaços de garrafas) identificados em 39 países, as embalagens de Coca-Cola foram predominantes.
A multinacional tem feito esforços de marketing para construir uma imagem de empresa responsável, segundo lembra o “Monde”, apregoando no seu site que “proteger o ambiente é uma grande prioridade”, e que “temos o compromisso de possibilitar a coleta de todas as embalagens dos nossos produtos até 2025 para que não acabem como lixo ou nos oceanos”.
Mas os sucessivos relatórios de Break Free From Plastic dão conta que a situação continua deteriorar-se ano após ano: em 2018, na primeira edição de seu relatório, em 2018, a organização identificou 9216 resíduos plásticos associados aos produtos que comercializa, 11.732 no ano seguinte e 13.834 em 2020.
Em 2021, a Coca-Cola mantém neste campo uma pegada superior à da rival PepsiCo (com 8231 resíduos de plástico identificados ) e à da Unilever (6079).
Os materiais poluidores de ambiente também se estendem a embalagens de iogurte, de gel de banho, latas de detergente ou beatas de cigarros, e pela primeira vez um produtor francês – a Danone – entrou no ranking das maiores empresas que deixam uma pegada negra nas paisagens, logo atrás da multinacional de tabaco Philip Morris.
A Unilever juntou-se ao círculo dos principais parceiros da COP26, a conferência da ONU sobre o clima que decorre em Glasgow a 31 de outubro, destaca ainda o jornal francês, lembrando que esta presença é considerada pela Break Free From Plastic “particularmente ofensiva”, sendo o plástico 99% de origem fóssil.
Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso