A preia-mar da manhã já passou e a chuva e aguaceiros, que levaram o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a decretar para o Algarve alerta amarelo devido às condições para a ocorrência de forte pluviosidade, não assumiram até ao momento a dimensão que se antecipava.
Não obstante a Autoridade Nacional de Protecção Civil registou no seu sítio na internet cinco intervenções na zona de Portimão e Lagoa devido a inundações relacionacionadas com a pluviosidade intensa.
De acordo com a rede de estações meteorológicas do IPMA na região a chuva apenas atingiu com intensidade a zona de Vila do Bispo, com 10,1 milímetros por hora (mm/h), pelas nove horas, momento em que em Monchique caíram 3 mm/h e em Faro 1,5 mm/h. Pelas 10 horas foi Monchique a zona que registou mais pluviosidade com 5,1 mm/h, seguindo-se na mesma localidade 3,6 mm/h pelas 12 horas.
A região mantém o alerta, sendo que segundo o IPMA a chuva forte pode surgir nas próximas horas na zona do Sotavento a este de Olhão e até Vila Real de Santo António e na zona da serra entre São Brás de Alportel e Alcoutim.