A chuva e os aguaceiros que já começaram a cair na região vão marcar presença em todo o Algarve de forma acentuada a partir da madrugada de amanhã, o que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a decretar para o distrito de Faro alerta amarelo, à semelhança do que fez para os distritos de Beja e Setúbal.
No distrito de Faro a precipitação variará entre aguaceiros e chuva moderada nos concelhos de Monchique, Portimão, Lagoa, Silves, Loulé (com picos entre as 8 e as 10 horas), São Brás de Alportel (com picos entre as 8 e as 11 horas), Faro (com picos entre as 8 e as 10 horas), Olhão ( com picos entre as 8 e as 12 horas), Tavira (com picos de chuva forte entre as 9 e as 10 horas), Vila Real de Santo António e Castro Marim (com picos de chuva forte entre as 9 e as 11 horas) e Castro Marim (com picos entre as 8 e as 13 horas, sendo de chuva forte pelas 10 horas); e entre aguaceiros e chuva forte nos concelhos de Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Albufeira (com picos entre as 8 e as 9 horas e, novamente, pelas 15 horas).
A agitação marítima ao largo da costa do Algarve pode alcançar os dois metros de altura e, por isso, o alerta amarelo estende-se à zona costeira.
A preia-mar terá lugar amanhã ao longo da costa algarvia cerca das 10 horas e novamente perto das 16.20, de acordo com o Instituto Hidrográfico, sendo que apenas no período da manhã se prevê que a mesma possa coincidir com períodos de maior pluviosidade. As marés terão um pico de mais de três metros.
O Instituto Hidrográfico não tem avisos de carácter meteorológico emitidos para a região do Algarve.