A Câmara de Faro começou esta semana trabalhos de reflorestação, no âmbito do processo de requalificação urbanística levada a efeito nas principais ruas e praças do concelho, com a plantação de 412 árvores de várias espécies, que resultou de um investimento de 26.622 mil euros.
A plantação das árvores incide “principalmente nas zonas onde existem caldeiras vazias e cepas de tronco, substituindo assim os exemplares arbóreos que se têm vindo a perder nos últimos 10 anos”, explica a autarquia em nota de imprensa enviada este domingo às redacções. “Ao mesmo tempo serão substituídas todas as árvores que se encontrem em declínio ou mal formadas, proporcionando obstáculos à mobilidade, conforme levantamento efectuado pelo serviço de espaços verdes”, continua o município.
“Tendo em conta que os exemplares a plantar apresentam um estado de maturidade adiantado, o seu impacto será quase imediato na paisagem urbana e no meio ambiente do concelho”, continua a autarquia na mesma nota de imprensa.
A Câmara de Faro informa ainda que “as espécies a plantar foram escolhidas em função das especificações técnicas apresentadas, de modo a que a sua integração no meio urbano se faça harmoniosamente, sem dificultar a circulação e a mobilidade pedonal”.
“Outro aspecto tido em conta foi o sistema radicular das espécies – procuraram-se árvores cujas raízes não provoquem danos nos pavimentos, muros e mobiliário urbano circundante, em respeito pelas características de cada zona do concelho”, refere.
O fornecimento das árvores foi adjudicado no dia 19 de Maio de 2016 e celebrado contrato no dia 7 de Junho.
Os trabalhos iniciaram-se nesta semana e prolongar-se-ão até final do presente ano.
“O investimento representa um esforço na modernização do concelho, tornando-o mais atraente, verde e amigo do ambiente, o que trará benefícios evidentes na qualidade de vida de todos os munícipes e de quem nos visita”, conclui a Câmara.