Um homem entrou em paragem cardiorrespiratória, após afogamento, na praia da Rocha, em Portimão, acabou por ser salvo por um bombeiro que se encontrava de férias naquele local.
Filipe Almirante, o ‘herói’ contou a história na terça-feira, na sua página de Facebook.
“Não fiz nada de mais, simplesmente limitei-me a fazer o que sei, nesta situação fui o segundo elo da cadeia do ‘salvamento/sobrevivência’, o primeiro elo foram os nadadores salvadores que retiraram o senhor da água rapidamente”, refere o bombeiro, natural de Santarém.
O homem realizou as manobras de reanimação e ajudou no transporte do mar até à ambulância onde o senhor entrou já a respirar, mas inconsciente.
Uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portimão e uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa foram acionadas para a ocorrência. O homem foi encaminhado para o hospital, onde recebeu os cuidados médicos adequados.
“Isto tudo para dizer que todos nós somos importantes nesta cadeia de ‘salvamento/sobrevivência’, ninguém salva sozinho, somos todos uma grande equipa, quando todos funcionamos bem e fazemos o que nos compete, tudo acaba bem”, destacou.