Tem 29 dias e tornou-se a doente mais nova com covid-19 em Portugal. A bebé estava internada no Hospital de Gaia. Segundo avança a Lusa, a bebé já fez o segundo teste com resultado negativo e vai ter alta hoje.
A causa de internamento da bebé foi uma septicemia, também conhecida como sepse, que é uma condição de resposta exagerada a uma infecção no corpo, seja por bactérias, fungos ou vírus, que acaba por causar febre, diminuição da pressão arterial e respiração acelerada.
A bebé foi infetada pelo pai e o avô. A Lusa avança ainda que Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) criou uma área no serviço de neonatologia reservada a casos positivos, com quatro incubadoras, e outra área “tampão” no serviço de pediatria, onde todos os casos suspeitos são testados e, se derem positivo, ficam internados.
De modo a salvaguardar o risco de contágio entre mães e bebés, a unidade hospitalar estava também a testar para a covid-19 todas as grávidas antes do parto.
Portugal regista hoje 714 mortos associados à covid-19, mais 27 do que no sábado, e 20.206 infetados (mais 521), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).