Em Portugal e Espanha, o preço do azeite tem-se tornado insustentável para muitos consumidores, resultado da seca e das quebras na produção nos últimos tempos. Líderes mundiais no setor, ambos os países enfrentam custos elevados, tornando o azeite mais caro para os consumidores. No contexto da Black Friday, uma promoção em Espanha destacou-se: a cooperativa Nuestra Señora de Perales, em Badajoz, vendeu azeite virgem extra em garrafões de cinco litros a 29,50 euros e em garrafas de um litro a seis euros, levando clientes a usar carros com reboques para carregar caixas.
A notícia espalhou-se rapidamente, gerando um verdadeiro frenesim entre os consumidores. Filas de pessoas e carros formaram-se junto à cooperativa, com alguns veículos a transportar reboques para carregar caixas de azeite. Só na quarta-feira foram vendidos 20 mil litros, e em apenas dois dias o volume de vendas chegou aos 50 mil litros.
A ideia surgiu no início de novembro, como explicou Miguel Angel Miranda, gerente da cooperativa ao Hoy, citado pelo Notícias ao Minuto, “estava a chegar a Black Friday (oficialmente é hoje) e pensámos que podíamos fazer uma oferta de azeite virgem extra a preços muito competitivos. Colocámo-la nas redes sociais e isso, mais o boca a boca, funcionou muito bem”. O resultado superou todas as expectativas, segundo o presidente da cooperativa, Miguel Monterrey.
Esta campanha que está a ser um sucesso continuará até à próxima sexta-feira, 5 de dezembro. A iniciativa não só atraiu atenção pela sua competitividade, mas também demonstrou o impacto das redes sociais e do marketing direto no aumento da procura. Com preços mais acessíveis para um produto tão valorizado, esta promoção transformou-se numa oportunidade rara para os consumidores ao mesmo tempo que a cooperativa fortaleceu a sua presença no mercado.
Leia também: Este perfume do Lidl resiste o dia todo e não chega a 3€