Entrámos num novo ano e 2025 vai ser ano de Eleições Autárquicas. Essa foi precisamente uma das razões que levou 273 câmaras municipais, entre um total de 308, a aplicar descontos no IMI 2025 aos proprietários de casas que tenham filhos. A adesão ao IMI familiar aumentou entre as câmaras municipais e há mais seis municípios a prometer descontos no pagamento deste imposto aos proprietários de casas com filhos.
Ao contrário do que se verificou em 2024, este ano, os proprietários de casas com filhos a morar nos municípios de Lisboa, Setúbal, Faro, Aveiro, Coimbra, Évora, Funchal e Leiria também vão ter direito a desconto no IMI Familiar. Segundo a informação avançada pelo Idealista, está previsto um desconto de 30 euros no IMI para os proprietários de casas com um filho, sendo que os proprietários com dois filhos terão acesso a uma redução de 70 euros no valor do imposto.
Por sua vez, as famílias com três ou mais filhos terão um desconto de 140 euros sobre o valor total do Imposto Municipal sobre Imóveis.
O Idealista vai mais longe e sublinha que estes descontos no IMI só se aplicam para quem tem filhos e apenas para casas destinadas a habitação própria e permanente. Note ainda que a composição do agregado familiar que conta é a que se verificar até ao último dia do ano anterior a que o imposto diz respeito. Falamos, portanto, de 31 de dezembro de 2023, visto que o IMI pago em 2025 diz respeito ao ano de 2024.
Por fim, saiba que mais de 30 municípios continuaram sem aderir ao apoio no IMI, como foi o caso do Porto e Gaia. Em oposição, os algarvios saem a ganhar, já que os proprietários de casas em Faro com filhos passam a ter acesso aos descontos no IMI Familiar.
Leia também: Conheça a tasca onde se come cozido e bacalhau na brasa por menos de 10€