Uma tromba de água foi avistada esta terça-feira de manhã na Praia de Porto de Mós, em Lagos, no Algarve. O fenómeno meteorológico raro em Portugal foi registado por vários populares, que rapidamente partilharam imagens e vídeos nas redes sociais.
O avistamento ocorreu por volta das 8h45, mas, segundo a Capitania do Porto de Lagos, não houve registo de incidentes ou estragos associados ao fenómeno. O distrito de Faro encontra-se sob aviso amarelo até às 15h00 devido à previsão de chuva intensa, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O que é uma tromba de água?
A tromba de água, como esta do Algarve, é um fenómeno meteorológico semelhante a um tornado, mas que ocorre exclusivamente sobre superfícies de água, como mares, lagos ou rios. Segundo o IPMA, trata-se de “um turbilhão de vento, muitas vezes violento”, que levanta gotículas da superfície e forma uma coluna nebulosa em forma de funil.
Embora sejam menos comuns em Portugal, trombas de água podem ocorrer sobretudo durante períodos de instabilidade atmosférica intensa, quando há grandes diferenças de temperatura entre a água e o ar, favorecendo a formação deste fenómeno.
Danos e feridos devido ao vento forte em Silves
Se em Lagos não houve ocorrências, em Silves, o mau tempo provocou um ferido ligeiro e danos em infraestruturas. Um homem de 72 anos ficou ferido depois de uma rajada de vento ter derrubado um poste sobre uma garagem, na localidade de Vale Barriga, em São Bartolomeu de Messines.
Segundo o Comando Regional do Algarve da Proteção Civil, o incidente ocorreu pouco depois das 10h00 devido a ventos muito fortes. Além disso, duas habitações foram afetadas, e até às 12h30 foram registadas 17 ocorrências na região, incluindo alagamentos nas cidades de Faro e Loulé.
Previsão meteorológica para os próximos dias
O mau tempo deverá continuar a afetar o Algarve, com previsão de chuva intensa e ventos fortes, especialmente nas regiões costeiras. O IPMA aconselha precaução, sobretudo para quem circula em áreas propensas a inundações ou pratica atividades náuticas.
Leia também: Conheça o túnel que poupará 11h de viagem e será o “mais longo e profundo do mundo”