O segundo episódio do ciclo de tertúlias Teia D’Ideias acontece no próximo dia 20 de fevereiro, às 18:30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, abordando o tema “Inteligência Artificial, uma ferramenta para a melhoria da qualidade de vida?”.
Com o crescimento constante da inteligência artificial (IA) nos últimos anos, a discussão sobre o seu impacto na sociedade tem ganho grande relevância a nível global. Este episódio tem como objetivo refletir sobre o papel da IA no quotidiano, explorando as suas potencialidades e os benefícios que pode trazer para a sociedade.
“Vamos perceber como a crescente inovação na tecnologia e na inteligência artificial pode ter aplicações positivas e que contribuem para o alcance de uma melhor qualidade de vida. De que forma a IA pode ser utilizada para criar soluções que melhorem o bem-estar e a qualidade de vida?”, questiona a Teia D’Ideias.
“Com o intuito de responder a esta pergunta, refletimos sobre como as inovações tecnológicas no campo da inteligência artificial podem contribuir para áreas tão diversas como a gestão da água, ambiente, mobilidade e ensino”, afirma a organização.
Para esta tertúlia, foram convidados especialistas de diferentes áreas, proporcionando uma visão abrangente sobre o impacto da IA. O painel conta com Paulo Carrasco, professor coordenador na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, onde leciona cursos de licenciatura e mestrado focados em inteligência artificial, otimização e sistemas de apoio à decisão.
Outro dos oradores será Rui Mesquita, engenheiro informático com vasta experiência em projetos de Smart Cities, consultoria em Tecnologia e Inovação e Cibersegurança. Atualmente, é técnico informático no Município de Lagoa, onde coordena o projeto SmartCity:Lagoa, além de ser docente no ensino superior.
O debate contará também com a participação de Carlos Café, mestre em Filosofia da Natureza e do Ambiente e professor em Portimão. Autor de dois livros didáticos sobre Kant e filosofia da ciência, coordenou uma petição com os seus alunos que levou à aprovação, por unanimidade na Assembleia da República, da instituição do Dia Nacional dos Jardins a 25 de maio, data de nascimento do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles. Em 2023, foi um dos dez finalistas ao Global Teacher Prize.
Para enriquecer ainda mais o evento, será exibido um testemunho gravado de Pedro Esteves, autor do livro “Inteligência Artificial Generativa com Confiança”.
O Teia D’Ideias é um projeto promovido pela Teia D’Impulsos, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.
Mais informações disponíveis em www.teiadimpulsos.pt e na página de Facebook e Instagram da Teia D’Impulsos.
Leia também: Deixou de ser praia: este areal no Algarve já foi concorrido e hoje é desaconselhado
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/cartaz-Inteligencia-Artificial.png)