A Câmara Municipal de Tavira lançou o concurso público para a construção de uma nova unidade de saúde, num investimento de 9,8 milhões de euros, financiado por fundos comunitários. O objetivo é reforçar a oferta de serviços médicos e suprir carências existentes no Centro de Saúde de Tavira.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República a 5 de fevereiro, a empreitada prevê a construção de uma unidade de consultas externas de alta resolução e diagnóstico ambulatório, que será também a sede do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Sotavento Algarvio.
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/nova-unidade-de-saude-Tavira-7-e1738853713512.jpg)
A nova infraestrutura terá duas alas principais. A ala norte será destinada a consultas externas, exames e tratamentos de especialidades médicas, incluindo Medicina Dentária. Já na ala sul, funcionarão serviços como cirurgia de ambulatório, endoscopia, Pediatria, centro de diagnóstico integrado (CDI), tomografia axial computorizada (TAC), radiografia, análises laboratoriais, fisioterapia e reabilitação.
O edifício contará ainda com salas de recobro, vestiários, espaços polivalentes para biblioteca, formação e reuniões. Será criada uma plataforma para circulação viária, pedonal e estacionamento, facilitando o acesso de utentes e profissionais de saúde.
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/nova-unidade-de-saude-Taviracopia.jpg)
A autarquia destaca a “aposta na construção de uma infraestrutura para a área da saúde é vital para garantir o acesso das populações a cuidados diários e essenciais, como na prevenção de doenças”.
O concurso para a empreitada decorre até 5 de março e o prazo de execução da obra está estipulado em 500 dias.
Para mais informações sobre este e outros projetos municipais, acompanhe as atualizações em https://acompanhamais.cm-tavira.pt.
Leia também: Espanha altera regras de sinalização rodoviária: o que muda para os condutores portugueses?
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/nova-unidade-de-saude-Tavira-4.jpg)