O QuART TILES – Quarteira com Arte, Transformação, Interculturalidade Local, Escolar e Social é um projeto que visa a integração de crianças migrantes, que representavam mais de 40% dos alunos matriculados no último ano letivo em Quarteira. Através da arte, a iniciativa promove a interculturalidade, a valorização do espaço público e a não discriminação no ambiente escolar.
A vertente artística do projeto assenta na criação de 12 painéis de azulejos, elaborados por alunos do 6.º ao 10.º ano, com o envolvimento da comunidade escolar e local. Os painéis estão a ser produzidos sob a supervisão do artista Miguel Cheta, contando com o apoio de Mariana Dias Coutinho.
“O projeto QuART TILES celebra a inclusão e a multiculturalidade de Quarteira, envolvendo a comunidade da cidade na criação de um objeto de Arte Pública em Azulejos”, explica Miguel Cheta. “Esta obra retratará a Quarteira atual, promovendo o diálogo, a união e o sentimento de pertença. A arte participativa valoriza identidades e reforça laços comunitários. É com muito orgulho que integro este projeto coletivo”, acrescenta o artista.
O projeto já está em desenvolvimento e inclui momentos de partilha cultural e convívio, através de sessões de recolha de histórias, imagens e palavras, bem como oficinas de olaria, desenho e produção. Estas atividades terão um impacto direto na construção do mapa conceptual dos azulejos, cuja inauguração está agendada para 13 de maio de 2025.
“Este projeto é muito mais do que uma iniciativa artística. É uma celebração da diversidade e um incentivo à valorização do respeito e da convivência entre culturas”, afirma Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.
“Com os painéis de azulejos criados pelos alunos dos dois agrupamentos de escolas da nossa freguesia, a história, as tradições e as identidades de quem aqui vive e estuda ficarão espelhadas ao longo de uma das principais entradas da cidade”, destaca.
O QuART TILES é promovido pela Junta de Freguesia de Quarteira, em parceria com a Fundação António Aleixo e os Agrupamentos de Escolas D. Dinis e Dr.ª Laura Ayres. O projeto resulta da candidatura Inclusão pela Cultura, financiado pelo Programa Regional ALGARVE 2030, através do Fundo Social Europeu (FSE+).
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